Há várias vantagens a considerar na migração da operação das fornalhas dos secadores de cereais de “manual a lenha” para “automática a cavaco”. Uma dessas vantagens é a economia de 1/3 da floresta, que ocorre em razão de dois fatores:

1 - Aumento de 20% na produtividade da secadora em razão da estabilidade da temperatura no processo de secagem.

2 - Maior eficiência térmica do cavaco em relação à lenha.
Para melhor entender esse segundo item: A lenha de eucalipto gera em média 2.800 kcal/Kg (36% de umidade) enquanto o cavaco de eucalipto gera 3.600 kcal/Kg (36% de umidade). Essa maior eficiência ocorre em razão de o cavaco apresentar uma superfície de contato muito maior para a queima que, somada ao efeito catalisador da oxigenação forçada, produz uma chama de maior intensidade, permitindo um incremento de 28% na energia térmica gerada. Um outro efeito benéfico é a queima mais completa do cavaco, evitando os resíduos da má queima (cinza e fumaça) em até 90%.

Outro aspecto a ser compreendido é que, ao processar 1,0 metro stéreo de lenha (1,0 mst lenha = 450 kg), obtém-se 1,5 m3 de cavaco (1,0 m3 cavaco = 300 kg) em razão da expansão da matéria. De modo que, apesar da menor densidade do cavaco, em razão dos fatores citados anteriormente, na prática o que se nota é que 1 m3 de cavaco (300 kg), substitui 1 mst de lenha (450kg).


Resumindo
O completar COMBER, junto ao cavaco, traz aumento significativo e real de até 20% na sua produtividade, reduz em até 1/3 o consumo da sua floresta para secar a mesma quantidade de grãos e reduz em até 90% a matéria resultante da combustão (cinza).

DIFERENÇAS ENTRE CAVACO X LENHA imageDIFERENÇAS ENTRE CAVACO X LENHA image